O melhor livro é a Vida!
23/02/2010 14:13
Olá pessoal,
Hoje convido vocês a entrar no mundo da “imaginação”, na penumbra de nossos sonhos, entre a realidade e o “surreal”! Venha... Vamos deixar de lado a rotina, os deveres, as tarefas, as obrigações, o trabalho, o estudo, os relacionamentos e todo e qualquer compromisso que você tenha no mundo real. Pegue tudo isso, selecione, copie e jogue na lixeira!
O que eu peço a vocês hoje é somente um momento de paz, com a cabeça aberta e com os pensamentos puros, preparados para fluírem em qualquer imaginação! Agora, nesse momento, nós seremos os personagens da história... Por um instante, em nossos pensamentos, seremos o centro da atenção de um conto e tudo irá girar em torno de nós!
A literatura nos permite ir mais além, ela nos faz entreter em simples palavras, que produzem cores, sons, imagens, gostos e sensações... E o mais incrível é que quando lemos, cada qual imagina e interpreta de uma forma diferente. Seja um romance, um conto, uma história de suspense, seja o que for, quando as palavras passam a virar sentimentos, viram verdades! Por que eu digo isso? Pelo fato de que, nós damos a essas histórias, vida!
Em um momento de nossas vidas, não importa se recente ou em um tempo longínquo, nós nos defrontamos com um sentimento citado na maioria dos contos: O Amor! Ah, esse aí, que nos tira o sono, nos embrulha o estomago, que nos faz faltar fôlego e esse ainda, que nos rouba a fome! Quando amamos, não precisamos de mais nada... Trocaríamos tudo, ou quem sabe tudo o que temos e mais um pouco ainda...
Desde os tempos mais primórdios, nós temos a necessidade de amar, de viver uma história de amor e tenho certeza de que todos já vivemos algo semelhante a Tristão e Isolda, Romeu e Julieta, Pyramus e Thisbe, Abelard e Heloise ou Orfeu e Eurídice. Vamos utilizar o exemplo dessas histórias e escrevermos o primeiro capitulo do “Nosso Livro”. Eu daria o nome de “O Amor”, “A Paixão”, “Momento Inesquecível”, enfim... Fica a critério de vocês, auto-intitular o primeiro capítulo de nossa história!
Por que começar com uma história de amor? Durante nossas vidas, sentimos tantas outras coisas como raiva, ódio, ciúmes, inveja, dor, infelicidade, carência, etc. Respondo com uma pergunta: O que você procura em sua vida?
Nesse primeiro capitulo, vamos lembrar-nos de algo bom que tenha acontecido como o primeiro beijo, a primeira relação sexual, o casamento, o namorado, a amante, enfim... Vamos lembrar algo e tentar reviver os momentos inesquecíveis. Difícil? Não! Nós nos lembramos de cada detalhe... Sentimos novamente o toque, o cheiro, o cenário e até mesmo, a sensação vivida no momento.
Em algumas lembranças, sentimos até o aperto no coração, a saudade, a distância... Mas, em nossa história, nós não vamos seguir o acontecimento real! Vamos ir mais além, afinal é nossa imaginação... Podemos usar desse capitulo para explorar uma belíssima e encantadora história de amor. Se deixamos de falar algo, fale agora! Feche os olhos, imagine e fale... Se deixamos de fazer algo, vamos fazer agora. É a chance! Aquele beijo não dado, um sentimento não expressado, um toque não tocado, ou quem sabe, um final não terminado!
Não temos medo, nem receio... Essa é a nossa história e somos os personagens principais! Machado de Assis, em Confissões de uma Viúva Moça, resume o romance como “um livro de verdades, um episódio singelamente contado, na confabulação íntima dos espíritos, na plena confiança de dois corações que se estimam e se merecem”. Façamos o mesmo, não importando o desfecho real, criamos agora, um livro de verdade, onde dois corações se merecem!
Nessa história, vamos viver aventuras, presenciar boas risadas, expressar nossos sentimentos, viver um momento único, ao lado de quem amamos, de quem desejamos e de quem “imaginamos”. Assim, nosso livro vai criando um formato, as linhas sendo escritas e página, após página, momentos de nossas vidas vão sendo revividos. Quando nos formamos no colégio, quando fomos à primeira festa, quando viajamos com os amigos, enfim, vamos puxar da memória todos os momentos que são merecedores de belíssimos capítulos no “Nosso Livro”.
Eu garanto que vou ficar horas imaginando aqui, com meus botões, como seria aquele dia, se algo tivesse sido diferente. Lembrando do toque, do cheiro, do beijo... Ah, como eu amo a minha vida, os meus momentos, os meus capítulos e o “Meu Livro”. Pegue o seu livro, leve-o para a cama, para o sofá, para o trabalho, para a faculdade, para o parque, enfim, carregue-o contigo! Vá alimentando-o a cada dia, a cada história e a cada aventura...
O objetivo do post de hoje, não é somente incentivar a leitura ou a imaginação, e sim mostrar que em nossas vidas, escrevemos livros. Estes, talvez não lidos por muitas pessoas, quem sabe, até mesmo sem sentido, com alguns capítulos vazios... Mas, é o “Nosso Livro”, o que guardamos no topo de “Nossa Estante”, chamada vida!
Vamos viver, ler, relembrar, imaginar, sentir e EXPRESSAR! Somos os personagens principais do melhor livro, aquele que jamais será esquecido e que sempre terá um novo capítulo a ser “escrito”! Tá esperando o que?!
DICA DE LEITURA: Para os amantes da leitura, vou indicar alguns sites de leitura online, que possibilitam o acesso a diversas obras literárias. Vale a pena conferir!
- https://www.lol.pro.br (Site Literatura Online, com Cursos de Literatura gratuitos, Dicas Culturais, Novidades, Downloads e até Novos Talentos)
- https://www.biblio.com.br/ (Site Biblioteca Virtual de Literatura, com diversos autores, biografias e contos)
- https://virtualbooks.terra.com.br/freebook/freebook_index.htm (Site Virtual Books, do Terra, que disponibiliza vários títulos e em diversos idiomas)
- https://www.sobrelivros.com.br/ (Site sobre literatura, que disponibiliza sinopse de livros, links de compras, resenhas, jogos literários, entre outros)