Teatro Mágico, Ojos de Brujo e até o Jordy...
23/02/2010 14:10
"Quando vi que rimar amor com humor funcionava, não só na estética e na melodia, mas no sentido que aquilo tinha pra mim, nunca mais parei de fazer música"
Começo o post de hoje com as palavras de Fernando Anitelli, um ator, músico e compositor, responsável por um dos melhores projetos que já vi e ouvi! Acredito que grande parte dos brasileiros não tenha conhecimento deste grupo musical, que conquista milhares de fãs com sua música que mistura o mundo real e o imaginário. Para quem já assistiu um show do “Teatro Mágico”, sabe do que estou falando... Algo que é impossível de descrever, pois é como se um transe tomasse conta de nosso corpo e a cada nota e melodia tocada, uma nova energia tomasse conta do local! Imperdível...
Teatro Mágico é um grupo formado em 2003 na cidade de Osasco-SP e que já atingiu mais de 190 mil CDs vendidos e o DVD chegando a 40 mil cópias. Na internet, o grupo superou a marca de 1 milhão de downloads feitos e mais de 5 milhões de transmissões de músicas do primeiro e segundo cd.
O que encanta no projeto é a mescla do circo, do teatro, da poesia, da música, da literatura e do cancioneiro popular, fazendo com que o público vivencie diversas formas de expressões artísticas em um único espetáculo. Nos espetáculos, o que mais chama atenção além dos artistas circenses, é a infinidade de instrumentos que os músicos utilizam como violino, guitarra, baixo, percussão, flauta, DJs, gaita, xilofone, bateria, bandolim e sonoplastia.
Para quem ainda não conhece, acessa já o site deles: https://oteatromagico.mus.br
Outra banda que me chamou muito a atenção e que com certeza é bem menos conhecida, se chama Ojos de Brujo! Um grupo musical espanhol, que veio ao Brasil para apresentações da tour de show de lançamento do CD chamado Aocané! Para quem não conhece, posso dizer que é um som único, que mistura flamenco com hip hop, jazz e rock... Muito bom!
O guitarrista Ramon Giménez, de origem cigana, é o fundador e a alma da banda, e com sua “viola” faz uma junção com os sons tirados pelos “decks” do DJ Panko, onde se cria uma “magia” eletrônica, com percussões orientais que são de arrepiar! Sério pessoal, não deixem de conhecer esse grupo... Ao ouvir a banda, você vai perceber os sentimentos de rebeldia, liberdade e sensualidade que Ojos de Brujo transmitem!
A fusão faz parte da vida, a pureza não existe. (Ramon Giménez)
As apresentações serão em Recife, nos dias 11 e 12 de fevereiro dentro do já tradicional Festival RecBeat de Pernambuco e dia 14 de fevereiro em São Paulo no Sesc Pinheiros. Se você tiver a oportunidade, assista-os... Não se arrependerá!
Para terminar mais uma Segunda “Musical” eu poderia falar mais umas 300 linhas sobre uma pessoa que vem se destacando no cenário internacional da música e que está atualmente no Brasil! Vencedora de seis prêmios na última edição do Grammy e sendo considerada pelo jornal inglês “The Guardian” como a artista da década, Beyoncé vem encantando os Brasileiros com sua música empolgante! Mas, o que falar de uma pessoa como essa? Bem conhecida, bem casada, bem “remunerada”, bem humorada e bem “comentada”... Sendo assim, gastarei meus últimos “fôlegos dedais” para escrever sobre um desconhecido!
Quando eu falo “desconhecido”, não quer dizer que ninguém o conhece... Simplesmente não tem a mesma popularidade que os pop-star Beyoncé, Lady Gaga, Black Eyed Peas, É o Tchan, ops... Abraços “Cumpadi Washitô”! Na verdade, ele poderia ser mais famoso que todos esses, ou talvez, ele seja, pois está até no Guiness...
Jordy Lemoine! Isso te lembra algo? Vou tentar te ajudar... “Dur dur d'être bébé”! Melhorou? Bem, se você tem mais de 22 anos, deverá lembrar de uma criança francesa, de 4 anos, loira, orelhudinha e sempre sorrindo! Jordy é listado no Livro Guinness dos Recordes como o cantor mais jovem a ter um single em primeiro lugar de vendas. Sua primeira música, que fez sucesso internacionalmente, tinha a seguinte tradução: Não sou mais um bebê.
Infelizmente o governo Francês não dançou nesse ritmo e cortou as asinhas da família que com certeza, já pensava: “Si dêmo benhê”! Em 1994, os franceses que com certeza não tinham “coração mole”, baniram o artista, então com seis anos, da televisão e do rádio, sob a alegação de que estaria sendo explorado pelos pais. Rumores de exploração pioraram quando a família Lemoine abriu La Ferme de Jordy ("A Fazenda de Jordy"), uma atração turística para crianças que se tornou um fracasso comercial. Em 1996 seus pais se divorciaram, Jordy voltou à escola e foi emancipado.
Coitado! Com certeza nós adoraríamos ver Jordy cantando ao lado de Beyoncé, com algum hit pop que nos fizesse pensar: Wow, ele não é mais um bebê! Mas, a vida é assim... Para não terminar esse post com lágrimas (Sem sarcasmo pessoal), vou dar uma boa notícia: Em abril de 2009, a justiça francesa determinou que a gravadora da infância de Jordy, a Sony/BMG, pagasse ao artista 820 mil euros pelos direitos de suas músicas da época de petiz, já que o “ex-bebê” alega que ele não recebeu quase nada do dinheiro que ele teria rendido à Sony.
Tenham uma ótima segunda-feira e que a música faça parte cada vez mais de suas vidas!
Um abraço!